Tempo de leitura - 6 min
O mercado financeiro é capaz de mudar as atitudes do mundo todo, pois ele é o motor que faz a economia girar. Neste post, você entenderá melhor sobre o que é o mercado financeiro, qual a sua importância e qual a sua influência para os negócios.
O que é o mercado financeiro?
Antes de vermos com mais detalhes sobre a economia e os impactos do setor financeiro nas empresas, é de suma importância conhecermos, primeiramente, a definição de mercado financeiro.
O mercado financeiro nada mais é do que um local propício para a negociação de ativos, como, por exemplo, ações, títulos públicos, fundos de investimento, moedas, derivativos, entre outros.
Além disso, essas negociações são intermediadas, por motivos de segurança, pelas corretoras de valores e órgãos reguladores e supervisores.
Para que exista mercado financeiro, é necessário que existam também duas figuras: o credor e o devedor. O credor é aquele que possui crédito sobrando, de forma que ele possa emprestar o valor excedente para outra pessoa.
Por outro lado, o devedor é aquele que pega dinheiro emprestado com os credores. Ademais, existem também a figura dos investidores, que é um credor que lucra através dos juros oriundos dos seus empréstimos.
Em suma, o mercado financeiro faz a economia "girar", como foi dito anteriormente, pois conecta as pessoas que possuem mais dinheiro àquelas que precisam de um empréstimo.
Existem 5 principais segmentos do mercado financeiro. São eles: mercado de câmbio, mercado monetário, mercado de capitais, mercado de crédito e mercado futuro.
Agora, iremos falar de cada um deles:
O Banco Central do Brasil (BACEN) é o principal responsável pelo mercado de câmbio, onde importadores e pessoas físicas realizam a troca de dinheiro nacional por moeda internacional.
O mercado monetário é o local onde são feitas as transações financeiras de curto prazo (até 24 horas). Aqui também ocorre a liquidez da economia através da compra e da venda de ativos como também a disponibilidade do famoso investimento chamado de CDI (Certificado de Depósito Interbancário).
O mercado de capitais é o local onde as empresas emitem títulos da dívida. Isso ocorre principalmente quando elas precisam de mais capital e vendem "parte"' da sua corporação para os sócios, que são conhecidos como acionistas.
O mercado de crédito é aquele onde os bancos ou credores oferecem dinheiro para os devedores com a contrapartida de um juros maior. Esse mercado costuma crescer, principalmente, em tempos de crise, onde a inflação sobe e o poder de compra diminui.
O mercado futuro, que é uma parte do mercado de capitais, é onde investidores compram e vendem direitos sobre determinados ativos financeiros. Nesse ambiente, as grandes oscilações de preços são perceptíveis e o mercado também pode ser usado para especulação.
O mercado financeiro tem uma importância devastadora sobre a sociedade como um todo. De fato, países e nações travaram guerras e acordos de paz por conta desse tema tão debatido. O motivo disso é simples: o dinheiro é uma representação do poder.
Hoje, podemos observar um mercado financeiro muito mais maduro. Nesse contexto, é visível que exista uma grande democratização do acesso a este universo, pois basta comprar uma simples ação e, assim, você se torna sócio de uma grande empresa.
Além desse aspecto, podemos apontar outro igualmente importante, que é o desenvolvimento social de uma nação. Nesse sentido, o dinheiro possibilita isso, e um país que respeita as “regras” do mercado financeiro consegue prosperar e se desenvolver.
Por outro lado, no contexto dos negócios, o mercado financeiro é a balança que mostra para qual lado pende o possível resultado positivo ou negativo.
Resumindo em miúdos, quando o mercado financeiro está indo mal, os negócios também começam a ter uma certa dificuldade para avançar.
Por fim, podemos concluir que o mercado financeiro é um dos pilares que sustentam um bom ambiente de negócios.
Portanto, toda empresa precisa manter um setor financeiro consciente e eficaz para combater os possíveis desvios que podem ocorrer nesse grande mercado, o que acaba afetando a sociedade como um todo.
E se você gostou desse conteúdo, compartilhe com um amigo que se interessa pelo mercado financeiro!
A PerpetuUM é um escritório de assessoria de investimentos e faz parte da Legatus. Clique aqui para conhecer as suas soluções.