Gestão financeira integrada para PMEs 

Duas mulheres conversando em um ambiente de trabalho moderno, representado uma reunião sobre gestão financeira.

Tempo de leitura - 6 min

A área financeira das empresas é, sem dúvida, a mais importante. Afinal, ela é o coração de toda companhia, pois controla todas as entradas e saídas de caixa, influenciando diretamente o lucro ou prejuízo final.

No entanto, para potencializar ainda mais os resultados, é preciso adotar um olhar que vá além do estratégico. Ou seja, um olhar holístico, integrado e focado na geração de capital para garantir um legado financeiro sustentável.

A Gestão Financeira Integrada (GFI), por sua vez, se diferencia da gestão financeira tradicional, que atua apenas no fluxo de caixa, pagamento de contas e recebimentos. Nesse contexto, a GFI estabelece uma conexão entre os setores de contabilidade, financeiro, planejamento orçamentário, controle de custos e gestão de riscos. Dessa forma, ela otimiza as informações e auxilia os empresários na tomada de decisões mais assertivas.

Além disso, a GFI oferece outros benefícios para o negócio, como, por exemplo, maior eficiência financeira, planejamento estratégico e um olhar mais apurado de investidor para o empreendedor. Com isso, torna-se possível buscar captação de recursos e fundraising qualificado no mercado, garantindo um crescimento sustentável.

Setor de contabilidade

O setor de contabilidade se apresenta como importante dentro da Gestão Financeira Integrada. Por meio dele, é possível definir metas e objetivos relacionados a alocação de recursos em áreas variadas dentro do negócio, além de monitorar gastos e investimentos corporativos. Além disso, pode-se prever problemas de caixa e a devida aplicação de recursos.

Planejamento financeiro correto

Essa ferramenta permite analisar e desenvolver estratégias que direcionam a empresa a atingir seus objetivos. Ela mantém o fluxo de caixa favorável e identifica as melhores fontes de financiamento e investimento. Além disso, é aplicada no controle financeiro, gerenciando recursos e maximizando os retornos.

Gestão financeira de qualidade

Para que a empresa se desenvolva plenamente, ela deve controlar seu fluxo de caixa de forma qualitativa, para que haja recursos financeiros disponíveis em eventualidades e para investimento. Na GFI ela é utilizada para gerenciar contas bancárias, negociação de taxas e controle de alguns tipos de investimentos. 

Gestão financeira integrada e gestão de investimentos

A administração de investimentos se relaciona a destinação de recursos financeiros com o objetivo de garantir maiores ganhos de capital e rendimentos. Podemos citar as ações, títulos, imóveis, etc. É um modo de ampliar o capital e a rentabilidade do negócio. Para tal, é preciso desenvolver estratégias de curto, médio e longo prazo. 

Uma boa estratégia de fundraising, contando com parceiros estratégicos no mercado, por exemplo, é fundamental para conseguir linhas de crédito adequadas ao porte e ao planejamento futuro.

Gestão de riscos dentro de uma empresa

A empresa que deseja se destacar no mercado está exposta a inúmeros riscos e desafios em sua rotina corporativa. Para obter bons resultados é preciso analisar e identificar questões como taxas de câmbio, volatilidade do mercado, inadimplência de clientes, patrimônio, e instrumentos como seguros e Hedge em sua rotina.  

Tecnologia e sistemas integrados na gestão financeira integrada

O empresário sabe da importância da tecnologia na Gestão Financeira Integrada de seu negócio. Esses sistemas são capazes de centralizar e automatizar o uso de dados e informações pertinentes ao empreendimento. Neste sentido, podemos citar o Enterprise Resource Planning (ERP) e alguns softwares especializados. Essas ferramentas podem ser utilizadas para processar os dados em tempo real, criando relatórios ricos em detalhes e projeções, permitindo a análise do gestor, se tornando capaz de observar um quadro amplo de seu negócio, principalmente em relação a seu aspecto financeiro. 

A contabilidade, o planejamento financeiro, sua gestão eficiente, os riscos, e a tecnologia e sistemas integrados, fazem parte da Gestão Financeira Integrada. É uma maneira da empresa realizar um controle sobre seus recursos eficientemente, em busca de bons resultados. Há também uma maior conexão entre os setores. Desse modo, os departamentos se agrupam e se comunicam de forma qualitativa, há uma melhora substancial na gestão do negócio, nas operações diárias, e uma maior transparência.  

A GFI - Gestão Financeira Integrada - é importante para que o setor financeiro do empreendimento tenha uma maior eficiência, com sustentabilidade, segurança e olhar de futuro.

Com a Legatus você transforma a gestão financeira da sua empresa com eficiência e agilidade. Cuidamos das tarefas financeiras para que você possa ter mais tempo para desenvolver o seu produto e cuidar dos seus clientes.

Quer falar com um de nossos especialistas? Entre em contato agora mesmo.

Aproveite a oportunidade para ler mais artigos sobre Finanças e Contabilidade.